-
Fernando Lapa (Transversais)
Fez os seus estudos musicais no Conservatório de Música do Porto, onde concluiu o Curso Superior de Composição, na classe do prof. Cândido Lima. Nas últimas 3 décadas, criou perto de 300 obras que abrangem quase todos os géneros musicais: concerto, repertório sinfónico e coral-sinfónico, ópera, música de câmara, obras para instrumento solo, bandas sonoras para cinema e teatro, das quais destacamos: Variações sobre o Coro da Primavera,de José Afonso, para piano; o ciclo de canções Estuário, sobre 10 poemas de J. M. Mendes, para soprano e piano; in nomine, quinteto instrumental; da primeira liberdade, obra para uma grande massa coral e grande orquestra, sobre poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen; A lágrima e a estrela (sobre conto de Mia Couto), para narração e ensemble instrumental; abertura sinfónica para orquestra, encomendada por Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. As suas obras são interpretadas em centenas de concertos, tanto em Portugal como no estrangeiro (Espanha, França, Alemanha, Itália, Bélgica, Áustria, Polónia, Hungria, Noruega, Finlândia, Eslovénia, Egipto, Índia, Japão, Singapura, México, Brasil, Canadá, EUA). Leccionou no Conservatório de Música do Porto e na Escola Superior de Música e das Artes e do Espetáculo do Porto. Participa em inúmeros colóquios e seminários. Colaborou com o jornal diário Público, como crítico musical, desde 1994 até 2008. em textos publicados em diversos livros, revistas, jornais e rádio
-
Daniel Davis (Trekking Ends)
Estudou Composição na Escola Superior de Música de Lisboa com os compositores: Sérgio Azevedo, António Pinho Vargas, Luís Tinoco, entre outros. Em 2014 foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, e nomeado Jovem Compositor Residente da Temporada 2014-15 da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Foi o Compositor Associado do projecto Musicalmente - Música para Bebés na temporada de 2016. Recentemente foi convidado pelo Departamento de Composição da Guildhall School of Music and Drama - Londres - para realizar o Doutoramento em Composição, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Departamento de Investigação da Guildhall School of Music and Drama, sob a orientação dos compositores: Julian Philips e Richard Baker. Tem trabalhado com o compositor Julian Anderson. Em 2019 foi selecionado para participar no Opera & New Technologies Workshop com Michel van der Aa no Festival d’Aix-en-Provence. A sua obra tem sido tocada nas melhores salas nacionais e internacionais como Casa da Música, F.C.Gulbenkian, Milton Court’s Music Hall, Londres, Ventura’s Music Hall in Athis Mons, França, Royal Conservatoire of Antwerp Bélgica e Esplanade’s Music Hall, Singapura. Atualmente é um dos 5 compositores residentes do projeto para jovens compositores da London Philarmonic Orchestra, e um dos representantes portugueses no “World Music Days 2020”.
-
Tiago Derriça (Sonata-Fantasia)
Estudou no Conservatório de Música da Metropolitana, na classe de violoncelo, com Eugen Prochác, Peter Flanagan e João Pires. Estudou Composição, na Academia de Música de Santa Cecília, com o compositor Pedro Faria Gomes. Realizou estudos de mestrado na Escola Superior de Música de Lisboa e na Universidade de Évora. Na primeira contou com a orientação de Carlos Marecos e, na segunda, teve como orientador Christopher Bochmann. É também licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com António Pinho Vargas, João Madureira, Luís Tinoco e Sérgio Azevedo. A sua música tem sido interpretada por diversos grupos de música de câmara. Por outro lado, tem escrito também para várias orquestras e coros, como a Albany Symphony Orchestra, Chamber Orchestra Kremlin, Menuhin Academy Soloists, Nova Orquestra de Lisboa, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra do Norte, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, United Europe Chamber Orchestra, Coro Gulbenkian, Coro mpmp, Grupo Vocal Olisipo e Coro Ricercare. Para além de regularmente interpretado em Portugal, o seu trabalho tem sido apresentado em vários países da Europa, nos EUA e na Rússia. A sua produção tem focado também a música de cena, tendo colaborado com o Teatro da Trindade, Teatro São Luiz. Tem também trabalhado como orquestrador e arranjador, destacando-se projectos com Rodrigo Leão, os guitarristas Fernando Alvim, Piñeiro Nagy e a soprano Elisabete Matos, entre outros.