FESTIVAL RECANTOS DE MÚSICA

Lagos

O 3º Festival Recantos de Música, decorrerá nos dias 4 e 5 de outubro de 2025, reunindo nas ruas e pátios de edifícios do Centro histórico de Lagos músicos que farão daqueles recantos o seu palco. Com uma programação diversificada, do jazz, à música contemporânea, os concertos decorrerão quase como se fossem manifestações artísticas espontâneas, como se o músico tivesse passado naquela rua ou espaço, decidindo mostrar a sua arte a quem passa ou por lá está.


ARTISTAS 2025

Stacks Image 56

Desassossego ensemble: Vera Batista (piano) e Francisco Serôdio (trombone) formam o Desassossego Ensemble, um projeto que nasce da vontade de explorar novos territórios musicais através do diálogo entre dois instrumentos de universos distintos, mas complementares. O próprio nome do ensemble revela a sua essência: uma inquietação criativa que se transforma em som. Como afirmam os artistas no seu manifesto: “Somos dois artistas que escolheram desassossegar a arte através do trombone e do piano. Queremos espelhar a inquietação e agitação constante da mente criativa do artista, sempre a questionar-se: qual será a minha próxima criação? Que obras e compositores tocarei? Serei capaz de as interpretar, de refletir as palavras do compositor?” No Festival Recantos de Música, o Desassossego Ensemble apresenta-se com um programa de grande significado: a estreia absoluta de duas obras comissionadas na edição de 2024 do festival – “Trombiano Suite”, de Desidério Lázaro, e “Prelúdios e Cantos”, de Vasco Valente. Duas criações originais que ampliam o repertório contemporâneo para esta formação e testemunham a missão do ensemble em dar voz à música do nosso tempo. O concerto promete ser um momento de descoberta e intensidade artística, em que a ousadia criativa de compositores e intérpretes se encontra para desassossegar o público e provocar novas escutas.

Stacks Image 156

Micrus Temporis: A música, improvisada, mas com pontos de partida melódicos e/ou harmónicos concretos, serve como veículo de micro narrativas, como se de pequenos pensamentos ao longo do dia se tratassem. A formação em trio não é nova para Desidério Lázaro - com três discos gravados anteriormente nessa formação: "Rotina Impermanente" (Jacc, 2010), "Cérebro: Estado Zero" (Sintoma, 2013) e "MicrUs" (Sintoma, 2023) - e faz-se acompanhar por dois sustentados talentos da nova geração: André Rosinha no contrabaixo e João Sousa na bateria. Desidério Lázaro - saxofones, André Rosinha - contrabaixo, João Sousa - bateria

Stacks Image 204

JOANA SILVA: "Viagem pela Europa Barroca". A cravista Joana Silva convida-nos a uma viagem sonora pela Europa dos séculos XVII e XVIII através das teclas do cravo, instrumento que marcou profundamente a estética e a expressividade da música antiga. O programa convida o público a descobrir a diversidade de estilos e linguagens musicais que floresceram em diferentes regiões do continente durante o período barroco. Este recital, pretende, não só destacar a variedade estilística do repertório barroco para cravo, mas também evocar o espírito viajante da música que, ultrapassando fronteiras, constrói pontes entre culturas e épocas. Onde começa não está claro, mas sintam-se convidados a acompanhar esta viagem musical.  

Duo de guitarra e Flauta: A sonoridade do duo formado por Ricardo Batista (guitarra) e Rute Gomes (flauta) resulta da fusão entre a delicadeza da flauta e a riqueza harmónica da guitarra, criando um diálogo intimista e envolvente. A cumplicidade artística entre os dois intérpretes reflete-se na escolha de um repertório que percorre diferentes tradições musicais e paisagens sonoras. Nesta sua passagem pelo Festival Recantos de música, os dois músicos convidam o público a embarcar numa viagem musical que atravessa geografias e estilos, sempre guiada pela expressividade única desta formação.


PROGRAMAÇÃO 2025

SÁBADO 4 DE OUTUBRO
  • 15h00; Antiga Escola Gil Eanes - Concerto de abertura Desassossego ensemble | Duo de guitarra e piano
  • 18h00; Pátio da Biblioteca Municipal - Recital de cravo por Joana Silva;
DOMINGO 5 DE OUTUBRO
  • 17h00; Praça Gil Eanes - Concerto encerramento do Festival pelo trio Micrus Temporis

RECANTOS 2023

  • Stacks Image 212
  • Stacks Image 215
  • Stacks Image 218
  • Stacks Image 237

Stacks Image 354